No blog http://tinformando-meus-blogues.blogspot.com.br/ encontrará o meu espaço web

segunda-feira, 1 de abril de 2013

em 2012 - O Brasil comemorou o Dia Nacional da Microempresa


O Brasil comemorou o Dia Nacional da Microempresa

A data de 5 de outubro assinalou a passagem do Dia Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte.
Por este motivo, o Presidente da AMPE Blumenau, Amarildo Ramos, enviou correspondência a todos os nossos associados, parabenizando-os pela passagem da significativa data.
O por quê da data
A data faz referência ao primeiro Estatuto das MPEs: Lei 9.841,  sancionada pelo Governo Federal no dia 5 de outubro de 1999, depois substituída pela LC 123, de 14 de dezembro de 2006, em vigor.
Sempre é bom lembrar que em Blumenau e em Santa Catarina os empresários das pequenas empresas também têm seu dia comemorado em 29 de março, Dia Estadual e Municipal da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, isto porque nessa data  foi fundada A Acimpevi, hoje Ampe Blumenau,a primeira associação de classe do país a congregar microempresas, que iniciou suas atividades pioneiras em 29 de março de 1984.
A Acimpevi foi fundada por um pequeno grupo de empresários, movidos pelo necessidade de sobrevivência, logo após enfrentar a devastadora enchente de 1983. Não mais que vinte visionários, tendo a frente Pedro Cascaes Filho, lançaram a semente que germinou e deu  excelentes resultados.
A Ampe Blumenau, então AcimpevI, foi o exemplo para que surgissem nos quatro cantos do Brasil outras entidades similares, espelhadas em nosso estatuto, em nosso trabalho.
Um fato marcante em nossa história: no dia 8 de março de 1985 foi legalizada a primeira empresa reconhecida oficialmente como microempresa no país :Tereza Cabral Ltda., do ramo de serigrafia, estabelecida em Blumenau ! A cerimônia, realizada no Palácio Santa Catarina em Florianópolis, foi  conduzida pelo então Governador Esperidião Amin.


Nenhum comentário:

Postar um comentário