No blog http://tinformando-meus-blogues.blogspot.com.br/ encontrará o meu espaço web

segunda-feira, 1 de abril de 2013

ACIMPEVI e Um pouco da história da Ampe


Um pouco da história da Ampe

A nossa história tem sido escrita com muita persistência e força de vontade.
Desde aquele memorável dia 29 de março de 1984, quando pouco mais de 20 empresários fundaram a nossa associação com o nome de Acimpevi (hoje Ampe Blumenau), até os dias atuais, a luta tem sido intensa, dia após dia.
O difícil começo
Vale lembrar algumas ações pontuais que marcaram a trajetória da Ampe nestes últimos 29 anos.
Uma delas foi a memorável ação dos fundadores da Acimpevi, que foram a Brasília levar as primeiras reivindicações partidas de uma associação da classe empresarial das pequenas empresas. Sim, porque até então não existia uma entidade representativa que lutasse pelos nossos interesses.
A  Acimpevi – Associação Comercial e Industrial da Micro e Pequena Empresa do Vale do Itajaí, hoje Ampe Blumenau,  foi a pioneira no país.
Surgia uma entidade completamente desvinculada do poder público, para defender a classe empreendedora das microempresas brasileiras !
Pedro Cascaes Filho, um dos fundadores, foi seu primeiro Presidente.Ele conta, no seu livro  “Prosperidade Reprimida” (HB Editora, 2003), toda a luta desenvolvida nos primeiros anos da Acimpevi, as idas a Brasília, os contatos com as autoridades federais e estaduais, de difícil acesso, que eram “importunadas” constantemente por aqueles “micros empresários”, que alguns até confundiam com anões ! Afinal, o que seria um micro empresário ?
Cascaes relata, no seu livro, que em 8 de março de 1985 era legalizada a primeira microempresa a nível federal do Brasil, a “Tereza Cabral Ltda.”, uma serigrafia de Blumenau. A cerimônia ocorreu no Palácio Santa Catarina, em Florianópolis, com a condução do Governador Esperidião Amin. Na mesma ocasião outras 14 empresas foram legalizadas nas mesmas condições pioneiras.
Um registro histórico
Reproduzimos aqui a frente e o verso da carteira de associado da Gráfica Elo Ltda., de Blumenau, emitida em 1984, ano da nossa fundação, sob o nº 194.

A Gráfica Elo continua associada até os dias atuais e seu proprietário, Osvaldo Luciani, já desempenhou as funções de membro do nosso Conselho Deliberativo.
É assim, com muita garra e persistência, que a AMPE BLUMENAU continua empunhando a bandeira das causas que vem ao encontro das aspirações das microempresas e empresas de pequeno porte.


Nenhum comentário:

Postar um comentário