No blog http://tinformando-meus-blogues.blogspot.com.br/ encontrará o meu espaço web

sábado, 26 de janeiro de 2013

Prioridades?


Criação de ministério para microempresas levará meses, diz Pimentel

03/01/2011 18:29 - Portal Brasil
De acordo com o novo ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, a presidenta da República, Dilma Rousseff, não desistiu de criar o Ministério das Micro e Pequenas Empresas. Pimentel disse, no entanto, que a criação da pasta deve levar alguns meses.
“A intenção está mantida, mas não está definido o momento em que o projeto de lei que cria o ministério será remetido ao Congresso. Isso pode levar dois, três ou quatro meses”. Até lá, as micro e pequenas empresas continuam sob responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic).
Já a criação de uma subsidiária do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para fomentar as exportações, afirmou o novo ministro, deve sair ainda este semestre. “O processo eleitoral paralisou as discussões, mas o governo retomará o assunto e, no primeiro semestre, o banco estará operando a pleno vapor”, afirmou.
De acordo com o ministro, a criação de uma estatal para o setor de seguros, principal entrave nas discussões, foi superada depois que a equipe econômica desistiu da ideia. Um fundo vai garantir as operações do novo banco, com regras mais simples que o fornecimento de seguro por parte do governo.
Pimentel, que assumiu o cargo nesta segunda-feira (3), informou que a Câmara de Comércio Exterior (Camex) vai para a Casa Civil. Segundo ele, a presidenta Dilma terá participação ativa na Camex, órgão que define as políticas comerciais do País, como aumentos de alíquotas de importação e retaliações comerciais. “Antes da primeira reunião, ela chamará os ministros para uma conversa. A presidenta tem interesse direto na defesa comercial”, disse Pimentel.


Fonte:
Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário